Ecucação
IFSul oferece curso de cuidador de idosos
Mulheres cisgênero, trans e travestis, em situação de vulnerabilidade econômica e social estão aptas para ocupar 23 vagas oferecidas
Jô Folha -
Autonomia e elevação da autoestima da mulher. Com estas premissas, o IFSul divulgou edital de abertura de inscrições para o curso de Cuidadores de Idosos, para mulheres em situação de vulnerabilidade. As inscrições para o processo seletivo são realizadas até esta terça-feira (4). Esta ação é resultado do Programa Ana Terra, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFSul Pelotas, uma ramificação local do programa Mulheres Mil, de âmbito nacional. A versão local leva este nome justamente para simbolizar a força feminina, carregada pela personagem de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.
O curso terá duração de quatro meses, equivalente a 197 horas, e oferecerá bolsa-auxílio para suas estudantes. Com a aula inaugural no dia 17 deste mês, esta será a quarta turma formada no curso oferecido desde 2012. A coordenadora do programa, Lígia Gonçalves, participou de edições anteriores e relata que presenciou diversas mudanças de vida dentro das salas de aula. Ela conta que, em decorrência deste curso, algumas alunas se motivaram a retomar os estudos e até a iniciar uma graduação, enquanto outras abriram casas de idosos e são profissionais extremamente requisitadas no mercado.
Maria Heloísa Pereira da Cunha já fez sua inscrição e pretende ser uma das 23 alunas. Para ela, o curso é uma oportunidade de adquirir técnica e experiência que, aliadas com sua determinação e paciência com as pessoas, a qualificarão o suficiente ao ingresso no mercado de trabalho. Além disso, Maria também aproveitará o aprendizado para o cuidado de seu filho, portador de necessidades especiais.
Para aumentar o clima de trabalho social e de crescimento conjunto, a equipe de docentes é composta inteiramente por voluntários. Graduados e graduandos de diversos cursos, como Enfermagem e Psicologia, dedicarão um pouco do seu tempo para participar do projeto e contribuir para o crescimento destas alunas.
O diretor-geral do IFSul, professor Carlos Corrêa, ressaltou o programa e o oferecimento do curso: “Esta é uma das ações do IFSul Pelotas com o objetivo de auxiliar a comunidade em que está inserido. Espero que este curso modifique a vida das pessoas assim como sua realização modifica a nossa”.
Para se inscrever ou obter mais informações, os interessados devem buscar a Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex), Campus Pelotas, na praça 20 de Setembro, 455, sala 313-A, ou pelo telefone (53) 2123-1013.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário