Ecucação

IFSul oferece curso de cuidador de idosos

Mulheres cisgênero, trans e travestis, em situação de vulnerabilidade econômica e social estão aptas para ocupar 23 vagas oferecidas

Jô Folha -

Autonomia e elevação da autoestima da mulher. Com estas premissas, o IFSul divulgou edital de abertura de inscrições para o curso de Cuidadores de Idosos, para mulheres em situação de vulnerabilidade. As inscrições para o processo seletivo são realizadas até esta terça-feira (4). Esta ação é resultado do Programa Ana Terra, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFSul Pelotas, uma ramificação local do programa Mulheres Mil, de âmbito nacional. A versão local leva este nome justamente para simbolizar a força feminina, carregada pela personagem de O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo.

O curso terá duração de quatro meses, equivalente a 197 horas, e oferecerá bolsa-auxílio para suas estudantes. Com a aula inaugural no dia 17 deste mês, esta será a quarta turma formada no curso oferecido desde 2012. A coordenadora do programa, Lígia Gonçalves, participou de edições anteriores e relata que presenciou diversas mudanças de vida dentro das salas de aula. Ela conta que, em decorrência deste curso, algumas alunas se motivaram a retomar os estudos e até a iniciar uma graduação, enquanto outras abriram casas de idosos e são profissionais extremamente requisitadas no mercado.

Maria Heloísa Pereira da Cunha já fez sua inscrição e pretende ser uma das 23 alunas. Para ela, o curso é uma oportunidade de adquirir técnica e experiência que, aliadas com sua determinação e paciência com as pessoas, a qualificarão o suficiente ao ingresso no mercado de trabalho. Além disso, Maria também aproveitará o aprendizado para o cuidado de seu filho, portador de necessidades especiais.

Para aumentar o clima de trabalho social e de crescimento conjunto, a equipe de docentes é composta inteiramente por voluntários. Graduados e graduandos de diversos cursos, como Enfermagem e Psicologia, dedicarão um pouco do seu tempo para participar do projeto e contribuir para o crescimento destas alunas.
O diretor-geral do IFSul, professor Carlos Corrêa, ressaltou o programa e o oferecimento do curso: “Esta é uma das ações do IFSul Pelotas com o objetivo de auxiliar a comunidade em que está inserido. Espero que este curso modifique a vida das pessoas assim como sua realização modifica a nossa”.

Para se inscrever ou obter mais informações, os interessados devem buscar a Diretoria de Pesquisa e Extensão (Dirpex), Campus Pelotas, na praça 20 de Setembro, 455, sala 313-A, ou pelo telefone (53) 2123-1013.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Uma grande perda que gera preocupação Anterior

Uma grande perda que gera preocupação

Região entra na luta por um desenvolvimento sustentável Próximo

Região entra na luta por um desenvolvimento sustentável

Deixe seu comentário